Torre do Relógio

A Torre do Relógio é para Tel Aviv o que o Big Ben é para Londres ou o Relógio Astronômico, para Praga: um ícone da cidade. O símbolo otomano que marca a entrada de Jaffa é um dos monumentos mais visitados da cidade.

Um símbolo otomano

No início do século XX, a cidade portuária de Jaffa estava sob o controle do Império Otomano, que deixou diversas marcas da sua influência ao longo da cidade. O símbolo otomano mais representativo de Jaffa e da atual Tel Aviv é a Torre do Relógio, construída em 1903.

Para comemorar seu 25º aniversário à frente do Império, o sultão Abdul Hamide II mandou construir 100 torres em todas as cidades que estavam sob seu controle. A Torre do Relógio de Tel Aviv é uma das sete torres construídas no atual Estado de Israel.

A construção estava coroada por quatro relógios, um em cada lado da torre. Dois deles marcavam a hora ocidental e dois deles a hora oriental, com o objetivo de aproximar o horário da Europa à população de Jaffa.

A torre atualmente

Com o passar do tempo, a torre perdeu três dos seus relógios e manteve o da fachada, que ainda permanece hoje em dia. Além disso, o selo otomano que decorava a torre e que homenageava o sultão Abdul Hamide II estava em mal estado e teve que ser restaurado no início do século XXI.

O que antes era um monumento de muita utilidade, já que não existiam relógio de pulso nem celulares, passou a ser uma atração turística de Tel Aviv. Além disso, a Torre do Relógio de Jaffa abriga um posto de turismo onde você pode obter mapas, conselhos para saber onde comer em Tel Aviv e muito mais.

Transporte

Ônibus: 10, 13 e 18.