Shabat em Tel Aviv
O shabat é o dia sagrado dos judeus e significa descanso e desconexão. O shabat começa com o pôr-do-sol na sexta-feira e termina ao anoitecer do sábado. Durante esse período, o mundo judaico se detém.
O que é o shabat?
O shabat ou shabbat é o dia sagrado dos judeus. É o sétimo dia da semana na religião judaica e é dedicado inteiramente ao descanso. O shabat começa com o pôr-do-sol na sexta-feira e termina ao anoitecer do sábado.
O shabat está rodeado de normas e restrições escritas na Torá que ditam o que podem fazer e que atividades são proibidas durante o dia sagrado. Por exemplo, os judeus não podem ter contato com nenhum tipo de tecnologia durante o shabat. Os judeus mais ortodoxos não dirigem, não usam o celular, não utilizam eletrodoméstico e nem sequer podem apertar o botão do elevador.
Embora nem toda a comunidade judaica siga estritamente essas normas, é curioso ver como os mais conservadores paralisam totalmente sua atividade durante o shabat. Em Tel Aviv e em outras cidades de Israel, muitos aspectos da vida se adaptam à essas restrições.
Viajar a Tel Aviv durante o shabat
O shabat é vivido de maneira diferente em cada família e em cada cidade de Israel. Enquanto o ritmo frenético de Tel Aviv praticamente não muda, em Jerusalém o tempo praticamente para. O transporte público da Cidade Santa deixa de funcionar e as lojas e os restaurantes fecham, com exceção dos comércios administrados por muçulmanos e cristãos.
O shabat em Tel Aviv pouco afeta o funcionamento normal da cidade. Você encontrará a maioria das lojas e restaurantes aberto no horário normal e as ruas com tanta gente como qualquer outro dia. Além disso, na sexta-feira e sábado à noite os bares estão cheios de gente, tanto turistas quanto judeus.
A única exceção é o transporte público. Os ônibus de Tel Aviv não operam durante o shabat, a única forma de se locomover pela cidade é de táxi, bicicleta e sherut.
Chegar em Tel Aviv durante o shabat
Se o seu voo chega a Tel Aviv na sexta-feira à tarde ou no sábado, o melhor é contratar um serviço de transfer para levá-lo diretamente ao hotel ou pegar um táxi no Aeroporto de Ben-Gurion.