Cemitério judaico Trumpeldor
Visitar o cemitério judaico Trumpeldor é uma experiência única para conhecer os costumes funerários dessa religião e os personagens que teceram a história de Israel.
A primeira coisa que chama a atenção ao visitar um cemitério judaico é que não há flores. Sobre as lápides se amontoam pedras de todos os tamanhos que os familiares levam aos seus mortos como sinal de amor, respeito e símbolo de eternidade.
No cemitério Trumpeldor há tumbas recentes e históricas, por isso passear pelas lápides é uma boa forma de relembrar a história da cidade. As tumbas são colocadas de forma irregular, com inscrições em hebraico e muitas delas têm a estrela de David.
Além de personagens importantes de Israel, no cemitério judaico estão enterradas muitas vítimas do Holocausto, incluindo famílias inteiras. Desde grandes mausoléus de pedra até humildes sepulturas lembram o horror dessa tragédia.
Ao contrário do lúgubre que poderia parecer uma visita a um cemitério, ir ao Trumpeldor é conhecer o reflexo de uma cultura e religião totalmente diferente à que estamos acostumados, por isso é muito interessante visitá-lo.
Outros cemitérios judaicos de Tel Aviv
Embora nenhum seja tão impactante quanto o histórico Cemitério do Monte das Oliveiras de Jerusalém, há vários cemitérios judaicos em Tel Aviv que são igualmente interessantes:
- Cemitério judaico de Jaffa: na primeira metade do século XIX, as famílias judias que vivam em Jaffa começaram a dar sepultura aos seus entes queridos na própria cidade para evitar ter que levá-los a Jerusalém. Assim nasceu esse histórico cemitério com mais de 8.000 tumbas, entre as quais está a do primeiro rabino de Jaffa.
- Kiryat Shaul: esse cemitério militar fundado em 1943 abriga mais de 80.000 tumbas. Alguns dos sepulcros mais interessantes correspondem a figuras relevantes para a política e cultura de Israel, assim como vários mausoléus construídos em homenagem às vítimas do Holocausto
Horário
De domingo a quinta-feira: das 6:30 às 19:00 horas.
Sexta-feira: das 6:30 às 14:00 horas.
Sábado: fechado.
Preço
Entrada gratuita
Transporte
Ônibus: linhas 66, 90 e 166.