Praça Habima

No cruzamento das ruas comerciais Dizengoff e Rothschild está um oásis cultural onde é possível se afastar da movimentada zona de compras de Tel Aviv e descansar: a Praça Habima.

Também conhecida como Praça Cultural ou Praça da Orquestra, Habima é uma praça localizada no coração de Tel Aviv e rodeada de importantes edifícios dedicados à cultura: o Teatro Habima, o Palácio da Cultura e o pavilhão de Arte Contemporânea Helena Rubinstein.

A história da praça começou em 1935 com a construção do Teatro Habima, que anos mais tarde se tornou o Teatro Nacional de Israel. Durante muitos anos, o espaço que atualmente essa praça ocupa foi utilizado como estacionamento público, até passar por uma mudança de aparência radical e se tornar o oásis cultural que é hoje em dia.

Devido à sua localização estratégica, essa praça foi lugar de protestos, celebrações e eventos de relevância internacional. Em 2019, a Praça Habima abrigou a cerimônia de abertura do Festival Eurovisão de Tel Aviv.

O que ver na Praça Habima

Hoje em dia, a Praça Habima está cheia de estímulos de formas e cor. No centro da praça há um extenso jardim escalonado com mesas para jogos, estátuas e flores de cores chamativas. A escultura mais impressionante da praça é Elevation, uma obra de aço formada por três discos ascendentes de grande tamanho.

Se você está desfrutando de uma tarde de compras por Tel Aviv, o Boulevard Rothschild leva à Praça Habima, um bom lugar para descansar, ver o entardecer e sentir a tranquilidade que se respira nessa praça do centro de Tel Aviv.