Sherut em Tel Aviv
Um modelo que está entre o ônibus e o táxi, o sherut é a forma mais nova de se locomover por Tel Aviv. Além disso, é o único meio de transporte de Tel Aviv que funciona no shabat e feriados.
O sherut de Tel Aviv ou “táxi compartilhado” são vans amarelas que atravessam as zonas mais transitadas de Tel Aviv pegando passageiros no caminho. Esses micro-ônibus têm cerca de 10 lugares e permitem economizar e ganhar em conforto. Você irá encontrá-los em todo Israel!
Como funcionam?
Os sherut de Tel Aviv seguem as linhas de ônibus, mas não têm paradas estabelecidas. O trajeto aparece no para-brisa, mas são os próprios passageiros que indicam ao motorista onde querem descer depois de terem subido na van.
A forma mais comum de pegar um sherut em Tel Aviv é pará-lo com a mão no meio da rua. Simples assim. Se o sherut não para, pode ser porque ele está cheio ou o motorista não viu.
Você também pode pegar um sherut nas paradas designadas nas estações centrais de trem e ônibus. A principal desvantagem é que os motoristas esperam que o veículo encha para começar a viagem, por isso é difícil calcular a hora de chegada ao destino.
Preços
Os sherut têm um preço fixo que costuma ser igual ou mais barato que o ônibus. Esse novo meio de transporte permite pagar nada mais subir no veículo ou sentar e pagar mais adiante.
Embora cada passageiro decida sua parada, a tarifa é fixa para todos e estabelecida pelo trajeto do sherut.
Trajetos mais comuns
Os sherut se deslocam pelo centro de Tel Aviv, mas também fazem trajetos a outras cidades. A rota mais comum é do Aeroporto Ben-Gurion a Jerusalém, que costuma sair por cerca de séquel35 (US$9,40) por passageiro.
Embora você tenha que esperar a van encher, é uma forma confortável e econômica de ir do aeroporto à Terra Santa.