Documentos necessários para viajar a Tel Aviv
Israel é um dos países com os controles de segurança mais estritos do mundo. Por isso, é importante saber os documentos necessários para viajar a Tel Aviv e evitar problemas no aeroporto.
Cidadãos brasileiros e portugueses
Os cidadãos brasileiros e portugueses necessitarão um passaporte com uma vigência mínima de seis meses a partir da data de saída prevista. Não é necessário solicitar um visto para viagens de até 90 dias.
Países isentos de visto
Para estadias inferiores a 90 dias, os seguintes países precisam apenas de um passaporte em vigor, com uma validade mínima de seis meses a partir da data prevista de saída de Israel:
Albânia, África do Sul, Austrália, Argentina, Áustria, Bélgica, Bolívia, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Chipre, República Checa, Dinamarca, República Dominica, Equador, El Salvador, Eslovênia, Espanha, Estônia, Estados Unidos, Fiji, Finlândia, Filipinas, França, Grécia, Guatemala, Haiti, Honduras, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Jamaica, Japão, Lituânia, Macedônia, Malta, México, Mônaco, Holanda, Hong Kong, Nova Zelândia, Noruega, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Romênia, Rússia, Singapura, Suécia, Suíça e Uruguai.
Outros países
A melhor opção para os cidadãos de outros países que necessitem saber a documentação necessária para viajar a Tel Aviv é entrar em contato com a embaixada israelense do seu país ou pesquisar no site do Ministério de Assuntos Exteriores de Israel:
Carimbo israelense no passaporte
Israel tem relações diplomáticas complicadas com vários países, a maioria muçulmanos. Com o objetivo de evitar problemas em viagens futuras, no controle de segurança do aeroporto Ben-Gurion, é muito possível que não coloquem o carimbo de Israel no passaporte. Ao invés disso, as autoridades aduaneiras lhe entregarão um cartão de estadia em Israel com a data de entrada e a de saída prevista.
No entanto, se no seu passaporte houver o carimbo de algum país muçulmano, lhe farão perguntas de rotina relacionadas à estadia nesse país.