Cidade Branca de Tel Aviv

A Cidade Branca de Tel Aviv reflete o estilo arquitetônico da Alemanha por excelência, a escola Bauhaus. No entanto, chama a atenção que a cidade com mais edifícios Bauhaus do mundo esteja a milhares de quilômetros da Europa, em Tel Aviv.

Tel Aviv é a cidade com mais edifícios Bauhaus do mundo, mais de 4000. Esses edifícios construídos na primeira metade do século XX formam o bairro conhecido como a Cidade Branca de Tel Aviv, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O que é a Cidade Branca?

A história da Cidade Branca de Tel Aviv remete à primeira metade do século XX, quando o primeiro prefeito de Tel Aviv pediu ao arquiteto britânico Patrick Geddes que desenhasse um plano urbanístico para o centro da cidade. Geddes fez um amplo trabalho, com todo tipo de detalhes, exceto o estilo que os edifícios deveriam seguir.

Quando os judeus fugiram da Alemanha perseguidos pelo terror nazista, eles se instalaram em Israel, onde puderam aplicar seus conhecimentos adquiridos na escola Bauhaus aos novos planos urbanísticos de Tel Aviv.

Assim nasce a Cidade Branca, um conjunto de edifícios residenciais de estilo Bauhaus ou internacional adaptado ao clima de Tel Aviv, desértico e mediterrâneo. As casas são feitas de concreto, contam com varanda redondeadas que dão sombra às janelas e são brancas para refletir o sol.

Edifícios mais importantes

A verdade é que os edifícios mais importantes da Cidade Branca de Tel Aviv não são especialmente chamativos, mas se destacam por sua arquitetura simples, com ausência total de decoração.

As zonas Bauhaus mais famosas de Tel Aviv, dentro da Cidade Branca, são a Praça Dizengoff, o Boulevard Rothschild e a rua Sheinkin. Todos em pleno centro da cidade!